Mercados – 20Nov2020

Mercados
Mercados

Fonte: Infomoney

Bolsas europeias têm leve alta com investidores monitorando volta de discussão sobre estímulos nos EUA e aceleração do coronavírus

Após registrarem quedas na quinta-feira (19), as bolsas europeias têm, em sua maioria, leve alta nesta sexta (20), enquanto os índices futuros americanos têm queda após uma quinta-feira em alta.

Os investidores acompanham o aumento exponencial de casos de coronavírus em economias importantes, a adoção de medidas para barrar sua propagação e a combinação de sinais positivos e negativos quanto à emissão de novos estímulos fiscais nos Estados Unidos.

Desde a semana passada, o noticiário foi marcado por notícias animadoras sobre o desenvolvimento de vacinas, com a divulgação de dados de testes de fase três indicando eficácia do produto de Moderna e do produto de Pfizer e BioNTech, além de um estudo a partir de testes de fase 2 que indicam a segurança da vacina desenvolvida pela AstraZeneca.

No momento presente, no entanto, diversos países do globo, incluindo o Brasil, apresentam aceleração de casos. Na quinta-feira, os Estados Unidos bateram os dados da sexta-feira (13) anterior, e registraram seu novo recorde de infecções, com 187.396 casos, segundo dados do jornal The New York Times a partir de informações sistematizadas pela Universidade Johns Hopkins.

O índice S&P 500 Futuro cai 0,34%; o Nasdaq Futuro sobe 0,02%; o Dow Jones Futuro cai 0,42%.

Na quinta-feira, o secretário do Tesouro da gestão do presidente Donald Trump, Steven Mnuchin, anunciou planos para deixar que programas emergenciais de empréstimo do Federal Reserve, o banco central americano, expirem no final de dezembro, o que reduz sua capacidade de proteger o sistema financeiro.

Por outro lado, o senador democrata Chuck Schumer afirmou que o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnel, concordou em voltar às negociações a respeito da aprovação de uma lei implementando incentivos fiscais nos Estados Unidos.

Como republicanos detêm a maioria no Senado, seu protagonismo é necessário para a aprovação de um novo pacote de estímulos, assunto que marcou as expectativas do mercado financeiro americano até pouco antes das eleições, e que agora pode voltar à tona.

Na Europa, economias importantes, como França, Reino Unido e Alemanha, continuam a implementar diferentes níveis de lockdowns, com aumento dos casos. Mesmo assim, o número de infecções continua a aumentar.

O índice Eurostoxx tem alta de 0,25%; o Dax, da Alemanha, sobe 0,23%; o FTSE 100, do Reino Unido, sobe 0,25%; o CAC 40, da França, sobe 0,39%; o FTSE MIB, da Itália, sobe 0,63%.

Reuniões sobre o Brexit foram suspensas após membros da comitiva da União Europeia serem testados positivo para covid-19 na quinta-feira. As discussões prosseguem remotamente, com o objetivo de obter um acordo em dez dias.

As bolsas asiáticas fecharam mistas, impactadas pela aceleração dos novos casos de coronavírus ao redor do globo.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário