Ponderações no radar | PIB 2020 | Renda Brasil

Ponderações no radar | PIB 2020 | Renda Brasil

❶ – Depois de quase duas semanas de alta as bolsas internacionais começam o dia em queda, refletindo um movimento de acomodação e a manutenção do cenário de risco.  O ceticismo dos investidores está no fato de que apesar dos sinais mais claros acerca da reabertura de negócios, ainda há muita incerteza sobre a recuperação dos ativos de risco, além de diversos cenários possíveis nas projeções.

❷ – De acordo com a Eurostat o PIB 1T20 da zona do euro apresentou uma contração de 3,6%, ante 3,8% da projeção anterior. Dentre os países do bloco, os destaques vão para França e Itália que apresentaram uma queda de (-5,3%) e a Suécia e a Irlanda, com as maiores altas 0,3% e 1,25 respectivamente. 

❸ – Sobre o calendário de indicadores internacionais teremos a divulgação do índice de preços ao consumidor e ao produtor da China. O dia também será marcado pelo início da reunião de política monetária (FOMC) do FED – Federal Reserve.

❹ – O Banco Mundial projeta uma retração de 8% do PIB brasileiro em 2020.  As principais razões são: os reflexos da quarentena na economia, a baixa cotação dos preços das commodities e a queda no volume de investimentos.  Segundo o relatório, para o país alcançar uma recuperação de aproximadamente 2,2% em 2021 uma reforma do sistema tributário deve ser implementada.

❺- Segundo Paulo Guedes ministro da Economia, o governo federal pretende renomear o programa Bolsa Família adotando o nome de Renda Brasil.  O programa vai expandir para incorporar os informais que foram beneficiados pelo auxilio emergencial.

❻ – Sobre indicadores nacionais o IBGE divulga o PIM  (Produção Industrial Regional) e o LSPA ( Levantamento Sistemático da Produção Agrícola).  E a FGV, trará a 1ª prévia do IGP-M de junho.

Boletim Econômico

 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário