Desenvolvimento urbano – regional e cidades sustentáveis no contexto das regiões metropolitanas nordestinas

Desenvolvimento urbano – regional e cidades sustentáveis no contexto das regiões metropolitanas nordestinas

Por Ana Célia Araujo 

Nas cidades metropolitanas, os problemas socioambientais se intensificam e a pressão do desenvolvimento capitalista sobre os limitados recursos planetários torna urgente a necessidade de repensar o desenvolvimento urbano e a economia. Dentre várias propostas, as cidades sustentáveis (CS) vêm se destacando nos últimos anos como modelo de desenvolvimento urbano. Com grande adesão internacional, o modelo de CS das Nações Unidas (ONU), a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis tem se tornado a proposta de CS mais popular, baseada no contraditório discurso do desenvolvimento sustentável.

No Brasil, paralelamente, o contexto de acentuadas desigualdades e vulnerabilidades socioambientais das Regiões Metropolitanas (RMs) nordestinas e os compromissos assumidos pelo governo ante os ODS fundamentam a pergunta de pesquisa: “as regiões metropolitanas nordestinas tem condições de internalizar princípios de Cidades Sustentáveis em suas dinâmicas como alternativas estratégicas para suas questões socioambientais e urbano-regionais?”. O objetivo é investigar as condições das dinâmicas metropolitanas para internalização do modelo de Cidades Sustentáveis da ONU para favorecer o desenvolvimento urbano e regional e melhorar aspectos das questões socioambientais. Para isso, esta pesquisa desenvolveu o Índice de Desenvolvimento Regional e Urbano para Cidades Sustentáveis (IDRUCS), que utiliza indicadores socioambientais e econômicos para expressar aspectos de sustentabilidade urbana, resiliência urbana e adaptação às mudanças climáticas, como princípios para cidades sustentáveis.

A metodologia, de natureza quantitativa, estabelece um estudo de caso comparativo entre as RM de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador como um recorte da Região Nordeste do Brasil. A partir dos resultados do IDRUCS, testa-se a hipótese de que as regiões metropolitanas não apresentam condições de internalizar os princípios de cidades sustentáveis como alternativas estratégicas aos problemas socioambientais do desenvolvimento urbano-regional vigente. As discussões de resultados giram em torno dos desafios das CS na realidade apurada pelo IDRUCS e na revisão de literatura sobre políticas públicas, gestão e planejamento urbano e socioambiental das cidades metropolitanas nordestinas, refletindo sobre a racionalidade ambiental
como alternativa ao desenvolvimento urbano-regional vigente.

Leia o artigo completo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário