Boletim JPE – 22_01_20 | Davos – Trump – Paulo Guedes

Boletim JPE – 22_01_20 | Davos – Trump – Paulo Guedes

Após um dia de quedas nos principais índices mundiais, hoje eles sinalizam um movimento de recuperação. A preocupação com o rápido avanço do vírus 2019-nCoV continua no radar, mas o mercado tende a se acomodar após as divulgações de que a China está concentrando esforços para evitar uma disseminação da doença.

Nos EUA o senado americano definiu as regras para o pedido de impeachment do presidente Donald Trump. Diferente do processo brasileiro, lá o mandatário presidencial pode permanecer no cargo até o final do processo.  Na economia é esperada a divulgação do índice de atividade nacional do Fed de Chicago  e das vendas de moradias usadas de dezembro, estes indicadores servem de termômetro para a economia americana. 

Ontem a participação de Paulo Guedes ministro da Economia em Davos, não trouxe novidades de impacto. Foi realizada uma apresentação sobre a situação fiscal brasileira, onde foram demonstrados os esforços e ações do governo.  Ele citou novamente a metáfora da baleia ferida por arpões proferida na sua visita à Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados no mês de junho do ano passado. Para ele a baleia representa o Brasil e os ferimentos foram causados pelos governos passados, os esforços do seu ministério concentram em retirar os arpões para que baleia volte a nadar.

Hoje o ministro participará do  “Diálogo de Estratégia sobre o Brasil” onde estarão presentes executivos de fundos de investimentos e investidores internacionais. Em outro painel há expectativa pela participação de Steven Mnuchin (Secretário do Tesouro americano) que desempenhou um papel importante nas negociações comerciais entre EUA x China.

Aqui no Brasil o BNDES deve confirmar a venda de suas ações ON da Petrobras e  dado o cenário de acomodação é esperado que o mercado reverta as quedas registradas no dia de ontem. 

 

Boletim-Econômico-11.pdf

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário