Mercados & Indicadores – 09.03.2022

Mercados & Indicadores – 09.03.2022

Mercados – Futuros americanos e mercados europeus sobem à medida que investidores avaliam alta das commodities e a guerra em andamento na Ucrânia.

Fonte: Infomoney | Confira a Agenda do Dia

Bolsas

Bolsas europeias e índices futuros americanos operam em alta na manhã desta quarta-feira (09), com os investidores monitorando a alta nos preços das commodities e a guerra em andamento na Ucrânia. Já os principais mercados asiáticos fecharam no vermelho, com destaque para queda da Bolsa de Shanghai.

Dados oficiais divulgados nesta quarta-feira mostraram que a inflação ao produtor da China aumentou em fevereiro, com o índice de preços ao produtor aumentando 8,8% ano a ano para aquele mês. Os dados de fevereiro se comparam com o aumento de 9,1% em janeiro, e ficaram próximos às expectativas de analistas em uma pesquisa da Reuters para um ganho de 8,7%.

Commodities

Do lado das commodities, os preços do petróleo saltaram para as máximas da sessão na terça-feira, depois que os EUA proibiram as importações de petróleo russo. O Reino Unido também anunciou seus próprios planos de eliminar gradualmente sua dependência das importações de petróleo da Rússia até o final do ano.

No entanto, a medida arrisca exacerbar os aumentos de preços existentes devido a preocupações com a oferta e expectativas de crescimento mais forte. O petróleo Brent de referência internacional estava acima de US$ 130 por barril na manhã de hoje na Europa, enquanto o petróleo dos EUA pairava acima de US$ 125 por barril.

Na agenda econômica internacional, os investidores estão ansiosos pelos dados de compra de casas da Mortgage Bankers Association, bem como pela pesquisa de vagas de emprego e rotatividade de mão de obra, ou JOLTS.

Brasil

No Brasil, a safra de balanços segue a todo vapor, com destaque para divulgação de balanço da CSN e Via, após fechamento do mercado. Já o Cade julga hoje embargos contra a venda de ativos da Oi Móvel. Em indicadores, o IBGE divulga a produção industrial do último mês de janeiro, às 9h.

Na noite de ontem, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, descartou o congelamento dos preços dos combustíveis. Guedes se reúne com Bolsonaro, Bento Albuquerque, Ciro Nogueira e Roberto Campos Neto hoje às 11h para discutir o tema.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário