Cotação & Conjuntura Cambial | Agosto 2021

Cotação & Conjuntura Cambial | Agosto 2021

por José Carmo

Durante o mês de agosto a moeda apresentou intensa volatilidade mas acabou desacelerando no final e fechou acumulando uma baixa moderada de 0,69%, após chegar a subir 4,13% no dia 19, quando foi cotado a R$ 5,42. No período destacaram-se como elementos de incertezas as dúvidas sobre os rumos fiscais do país e os direcionamentos da política monetária dos EUA. Contudo, após Jerome Powell, presidente do FED ( Banco Central dos EUA) sinalizar que não há a pretensão de acelerar a retirada dos estímulos monetários e líderes parlamentares em Brasília assegurarem ainda que de uma maneira frágil a manutenção do teto de gasto, observamos uma queda.  

Política

As expectativas para setembro indicam uma acentuação do ambiente da incerteza por conta do cenário interno, dado que os movimentos da crise política estão se intensificando, lançando questionamentos sobre se haverá um não algum tipo de ruptura institucional. É uma situação hipotética, mas é levada em consideração pelos analistas de mercado já que tem potencial de causar danos à imagem do país junto ao investidores nacionais e internacionais.

Esta instabilidade advém principalmente dos embates entre o presidente Jair Bolsonaro e membros do poder judiciário, em conjunto, temos as discussões em torno do cenário eleitoral de 2022 entre líderes partidários e eventuais candidatos.  Este movimento tende a contaminar o debate político atrasando ou inviabilizando as pautas de votações, testando a capacidade do poder Legislativo de assegurar o cumprimento do teto de gastos.

Inflação

As expectativas para a inflação seguem avançando conforme indicações do relatório Focus divulgado na última segunda (30). Para 2021 o IPCA  esperado é 7,27% ante os 6,79% registrados há 4 semanas. E o IGP-M 2021 está em 19,65% contra 19,17% de 4 semanas atrás.  Contribuindo com este cenário de pressão inflacionária,  teremos o aumento do custo da energia, medida adotada para minimizar os riscos de desabastecimento.

O governo implantou uma nova bandeira tarifária “escassez hídrica” que adicionou um aumento de 6,78% na tarifa média dos consumidores. Esta pressão inflacionária traz questionamentos se o aumento de 1 ponto na Selic previsto para a próxima reunião será suficiente para conter o avanço dos preços.

Crise Hídrica

Os reservatórios do Sudeste-Centro Oeste operam com aproximadamente 22,3% da capacidade máxima. Para afastar os riscos de fornecimento de energia, este nível deve permanecer acima de 10% até o período de chuvas. Com o pais atravessando a pior seca dos últimos 90 anos, o governo adotou metas de redução de consumo nos prédios públicos e incentivos para reduzir o consumo.

Caso as medidas de mitigação de riscos não surtam o efeito desejado e seja adotado o racionamento, podemos tem em 2022 uma forte desaceleração da economia brasileira.  Em anexo segue a nota do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) abordando as perspectivas para as condições do país de suprir a demanda energética.

China

A atividade industrial chinesa apresentou contração no mês agosto pela primeira vez em quase um ano e meio.  O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) registrou 49,2 ante os 50,3 em julho. Resultados abaixo de 50 indicam contração. O resultou refletiu os gargalos de oferta, os preços altos de matérias-primas e as medidas para conter um novo avanço da Covid-19, sinalizando a ainda frágil recuperação econômica.

Europa

De acordo com a Eurostat a inflação na zona do Euro avançou 3% em agosto alcançando o maior nível desde 2011 e há expectativas de que continue acelerando nos próximos meses. Refletindo a reabertura econômicas e os gargalos da cadeia produtiva.  Dirigentes do BCE (Banco Central Europeu) afirmam que já podem iniciar os debates em torno da retirada dos estímulos econômicos.

Mercado Automotivo

Ontem (01), durante a transmissão da Automec365 o Sindipeças revisou as projeções sobre a produção esperada de veículos neste ano. Sobre 2020 é esperado um crescimento de 21% ante os 19% divulgados no início do ano.  Para membros do conselho da entidade esta revisão é consequência de uma melhora na conjuntura com a disponibilidade de crédito, o avanço da vacinação, a retomada da produção e a manutenção dos investimentos das montadoras.  Contudo, fizeram ressalvas sobre os riscos que podem afetar o setor, dos quais já mencionamos acima nos tópicos de inflação e da crise hídrica.

Por fim, seguem o sindicadores da indústria e os dados setoriais do aço.

Indicadores Industriais

Os dados sobre a indústria nacional foram divulgados pela CNI 9 (Confederação Nacional da Indústria) , abaixo seguem os principais destaques dos resultados.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário