Radar internacional – 27.05.2021

Radar internacional – 27.05.2021

Radar internacional

Fontes: Infomoney, Bloomberg e XP Politica

EUA


Com a pressão do Congresso, o presidente Joe Biden pediu à comunidade de inteligência americana que “redobrasse” seus esforços para determinar a origem do coronavírus, diante das persistentes dúvidas sobre a possibilidade de que ele seja o resultado de um acidente em laboratório chinês. O democrata pediu que a China colaborasse com esforços internacionais de investigação e adotasse política de transparência (https://bloom.bg/3vvhUym).

China x EUA


Tensões entre EUA e China são destaque na seara internacional nesta quinta-feira – A Casa Branca disse que os Estados Unidos e a China estariam entrando em fase de competição intensa e que o período de engajamento diplomático teria chego a um fim (https://bloom.bg/3vvhUym). O anúncio deve ampliar as existentes tensões entre os países e ocorre em meio a pressões bilaterais para que o presidente Biden adote linha mais firme em relação à China.

Relações comerciais

Também na noite de quarta-feira, os representantes comerciais das maiores economias do mundo realizaram reunião virtual, marcando o primeiro encontro entre autoridades de alto-escalão do país desde a cúpula em março. Detalhes não foram divulgados, mas a representante americana disse ter levantado “preocupações” (https://on.wsj.com/3i0Coee). Em meio às tensões, não se espera que o EUA elimine tarifas impostas por Donald Trump apesar de pedidos de Beijing e até mesmo de importadoras americanas.

Destaques

EUA
## Investidores aguardando pela divulgação de dados de emprego no país
# No dia de ontem, o destaque foi para as ações ligadas à reabertura da economia, como empresas aéreas e linhas de cruzeiros.
Zona do Euro
# Investidores aguardam por dados sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos
# Destaque para as ações da Airbus que subiram mais de 6% após a fabricante de aviões anunciar planos ambiciosos de produção
Ásia:
# China divulgou dados sobre lucro no setor industrial de abril que subiu 57% na comparação anual.
# Xiaomi subiu 3,2% com divulgação de resultados e alta de quase 55% na receita do primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário