Boletim Econômico – 05.05.2021

Boletim Econômico – 05.05.2021

Por José Carmo

– Os mercados europeus estão operando em alta nesta manhã repercutindo os resultados dos dados de atividade econômica que indicam que a região está se recuperando. O resultado do PMI composto englobando serviços e a indústria passou de 53,2 em março e alcançou 53,8 em abril. Este resultado ficou acima das projeções dos analistas que indicavam 53,7 e também o maior nível desde julho de 2020.

– Ainda no continente europeu a queda do PMI composto da Alemanha ficou abaixo das expectativas que indicavam 56.  Em março o índice havia registrado 57,3 e em abril recuou para 55,8. 

– A inflação PPI do bloco superou as projeções do mercado e atingiu em março 4,3% a.a. Link

– Nos Estados Unidos durante entrevista a secretária do Tesouro Janet Yellen disse que não tem expectativas quanto a possibilidade da inflação se tornar um problema e que não recomenda que o FED eleve os juros.  Ela ainda registrou que nos próximos meses o país deve registrar uma retomada forte e substancial gerando um ambiente de pleno emprego para 2022.

– As regras sobre a propriedade intelectual das vacinas contra a Covid-19 serão discutidas entre hoje e amanhã pela OMC (Organização Mundial do Comércio). Estará no debate a quebra de patentes dos imunizantes e como isso pode ajudar os países em desenvolvimento, mas o tema não é consenso entre os membros.

– No Brasil há a repercussão em torno da extinção da comissão mista criada para analisar o texto da Reforma Tributária. A alegação para sua extinção segundo o presidente da Câmara foi que ela estendeu o prazo formal.  Reportagem divulgada no Valo Econômico indica que esta decisão é uma estratégia de fatiar e direcionar os rumos da reforma.  Num contraponto a decisão, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco divulgou um comunicado em defesa da manutenção dos trabalhos da comissão.

– As discursões em torno da “PEC da Reforma Eleitoral” deram início ontem (4) com a instalação na Câmara da comissão especial para debater o tema. 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário