Mercados 13.04.2021

Mercados
Mercados

Fonte: Infomoney

Futuros americanos mantêm-se estáveis à espera de dados de inflação em março nos Estados Unidos

Estados Unidos

Os índices futuros americanos mantêm-se estáveis nesta terça, enquanto os índices europeus têm leve tendência de alta. As bolsas asiáticas fecharam com resultados variados entre si. Os índices americanos mantêm-se estáveis nas negociações de premarket, em linha com o desempenho de segunda-feira. Investidores aguardam dados de inflação medida pelo CPI (Índice de Preços ao Consumidor) relativo a março, que deve ser divulgado antes da abertura dos mercados.

É provável que os níveis de inflação nos Estados Unidos tenham retornado em março a níveis anteriores à pandemia. A expectativa é que se aqueçam mais nos próximos meses, com a reabertura da economia, alta da demanda e estoques em baixa. Consumidores vacinados poderão voltar a viajar e a realizar outras atividades que não são recomendadas aos não vacinados, o que pode criar uma alta temporária na inflação nos serviços. A expectativa de economistas ouvidos pela Dow Jones é de que a taxa global (sem ajustes referentes a sazonalidade) de inflação nos Estados Unidos se acelere 0,5% em março, na comparação mensal. Na comparação anual, a inflação deve ser de 2,5%, frente a 1,7% em fevereiro.O Fed vem afirmando que a alta da inflação é prevista e temporária, sinalizando de que a instituição não pretende intervir reduzindo estímulos aos mercados ou elevando a taxa de juros referencial.

Em um painel do Fundo Monetário Internacional na semana passada, o presidente do Fed, Jerome Powell afirmou: “Nós queremos ver a inflação subindo a cerca de 2%. Em um nível sustentável. Nós não queremos simplesmente tocar esse patamar uma vez. Também queremos ver esse nível a caminho de se mover moderadamente acima de 2% por algum tempo. O motivo é que queremos uma média de inflação de 2%, com o tempo (…) A inflação tem se mantido abaixo de 2%. Nós queremos que ela fique moderadamente acima de 2%. É isso que buscamos. Esta é a situação que buscamos. E quando chegarmos a ela, será então que elevaremos as taxas de juros”. A aceleração da inflação é um dos maiores temores do mercado devido a seu potencial de corroer o valor dos ativos e as margens corporativas, e limitar o poder de compra.

Ásia

As bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em alta na terça-feira, apesar da divulgação de dados indicando que as exportações chinesas saltaram 30,6% em março em relação a um ano antes, em dólares. O patamar fica abaixo da expectativa de alta de 35,5% de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters. As importações em dólares subiram 38,1% em março na comparação com um ano antes, excedendo a alta de 23,3% prevista por analistas. A China Eastern Airline anunciou na segunda-feira que elevará sua participação na europeia Air France KLM, após contribuir com US$1,2 bilhão sobre a emissão de ações.

Europa

Os mercados europeus têm leve tendência de alta, com o índice Eurostoxx, que reúne as ações de 600 empresas de todos os principais setores de 17 países europeus, subindo 0,24%. Ações do setor de tecnologia lideram os ganhos, com altas de 0,7%. Já as empresas de telecomunicação perdem 0,7%. Dados oficiais publicados na terça indicam alta de 0,4% no PIB do Reino Unido em fevereiro, levemente abaixo da expectativa de economistas, de expansão de 0,6%. A produção manufatureira aumentou 1,3%, acima da expectativa de ganho de 0,5%, enquanto a produção no setor de serviços cresceu 0,2%, abaixo das projeções de crescimento de 0,6%.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário