Mercados e Indicadores 04.03.2021

Mercados
Mercados

Mercados | Bolsas mundiais mantêm quedas após alta de juros dos títulos do Tesouro americano na véspera

As bolsas mundiais recuam nesta quinta-feira (4), mantendo o mau desempenho impulsionado na véspera pela elevação dos juros de títulos do Tesouro com vencimento em dez anos. Investidores se mantêm atentos para sinais sobre o pacote de estímulos de US$ 1,9 trilhão nos Estados Unidos, e para o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell.

Na quarta (3), o índice S&P 500 recuou 1,3%, enquanto o Dow Jones caiu 0,38%. O Nasdaq teve as maiores perdas, de 2,7%, com destaque para a queda nos papéis de empresas de tecnologia, que vêm sendo preteridas por investidores que enxergam sinais de normalização da economia, à medida que a vacinação avança. Apple, Amazon, Microsoft e Alphabet recuaram mais de 2%.

O mau desempenho pode ter sido influenciado pela alta dos juros de títulos do Tesouro americano com vencimento em dez anos, que foram a 1,49% na quarta antes de recuarem a 1,4619%. Na semana passada, os juros chegaram à marca de 1,6%, antes de voltarem a recuar. A alta dos juros tem levantado a preocupação de investidores porque poderia dificultar a tomada de empréstimos por empresas que precisam de grandes volumes de recursos para crescer rapidamente, como é o caso do setor de tecnologia.

Também poderia levar parte dos investidores a migrarem do mercado acionário para o de títulos, considerado mais seguro porque os papéis são garantidos pelo Estado, que tem o poder de aumentar impostos para pagá-los, caso necessário. Além disso, a alta pode sinalizar com um aumento da inflação nos Estados Unidos que poderia levar o Fed a alterar sua taxa de juros referenciais de curto prazo.

Ações dos setores de cruzeiros e aviação tiveram, no entanto, ganhos, após o presidente Joe Biden afirmar que os Estados Unidos terão vacinas contra a Covid suficientes para todos os adultos até o final de maio de 2021, dois meses à frente do prazo inicial, elevando a expectativa sobre a normalização da economia. O ritmo de vacinação é considerado um fator crucial para a retomada de economias pelo mundo.

Até o dia 2 de março, 23,76% da população dos Estados Unidos havia sido vacinada. No Brasil, 4,16% da população havia sido vacinada, de acordo com dados oficiais compilados pelo site Our World in Data.

Nesta quinta, os índices futuros americanos mantêm a tendência de queda.

Mas é possível que notícias sobre novas medidas de estímulo à economia americana injetem otimismo nos investidores. No sábado, a Câmara aprovou o pacote de US$ 1,9 trilhão promovido pela gestão Biden, que no momento está sendo discutido pelo Senado americano. Investidores também aguardam por um discurso do presidente do Fed Jerome Powell, que deve trazer indicações sobre a direção para crescimento e inflação nos Estados Unidos.

Na quinta, o índice Nikkei, do Japão, e o Hang Seng Index, de Hong Kong, fecharam com quedas de mais de 2%, com destaque para o mau desempenho das bolsas de tecnologia, acompanhando o movimento negativo do setor nos Estados Unidos, que caiu com a alta dos juros de títulos do Tesouro.

Na China continental, o índice Shanghai também recuou acima da marca de 2%, e o Shenzhen caiu quase 3,5%. Em Hong Kong, Tencent caiu 3,94%, Meituan recuou 7,73% e Alibaba, 1,55%. Na Coreia do Sul, a Samsung Electronics recuou 1,9% e a fabricante de chips SK Hynix caiu 3,4%. O índice Eurostoxx, que reúne 600 papéis de empresas de todos os principais setores de 17 países europeus, recuou 0,3% mais cedo. O setor de recursos básicos liderou as perdas, recuando 2,5%, enquanto o setor de serviços teve alta de 0,9%.

Nesta quinta, será divulgado o PMI (sigla em inglês para índice do gerente de compras) Markit relativo a fevereiro para Reino Unido, França, Itália e zona do euro. Além disso, Thales, Lufthansa, Merck e Aviva devem estar entre as empresas a divulgar resultados antes do fechamento do mercado.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário