Mercados 01.02.2021

Mercados
Mercados

Fonte: Infomoney

Bolsas mundiais têm altas, após semana marcada por turbulência com o fenômeno GameStop

As bolsas mundiais operam em alta nesta segunda-feira (1º), após uma semana turbulenta por temores sobre especulação financeira.

A semana passada foi marcada pela queda em índices importantes. Investidores individuais passaram a comprar coordenadamente ações que vinham em tendência de queda, e eram usadas em operações de “short selling” -quando o investidor aluga uma ação, a vende, depois recompra por um preço menor e a devolve.

Nesse tipo de operação, o investidor aposta, portanto, na queda do valor da ação, e garante seus ganhos na venda antes da recompra a preços mais baixos. A ação foi organizada pela rede social Reddit, principalmente por meio da comunidade “WallStreetBets”, e contribuiu para o pior desempenho das bolsas americanas desde outubro de 2020.

Pelo domingo à noite, os índices futuros americanos tiveram, no entanto, altas, no que pode ser um sinal de mudança na tendência do mercado. Nesta semana, grandes empresas devem apresentar seus resultados. Entre estes nomes estão Alphabet, Amazon, Alibaba, Snap, Exxon, Biogen, Pfizer e Chipotle.

Além disso, um grupo de 10 senadores republicanos enviou no domingo uma carta ao presidente democrata Joe Biden instando-o a considerar uma proposta de pacote de estímulo econômico menor e mais direcionada para lidar com a pandemia. A proposta atual tem valor de US$ 1,9 trilhão.

As ações asiáticas tiveram altas na segunda. Dados indicaram que a atividade fabril da China tiveram em janeiro crescimento mais lento, em comparação com o mês anterior. O índice do gerente de compras Caixin/Markit veio em 51,5 pontos.

Na Europa, investidores acompanham o ritmo de distribuição de vacinas, após atritos entre União Europeia e AstraZeneca sobre a distribuição de imunizantes pela empresa. Autoridades europeias vêm sendo alvo de críticas pela velocidade da vacinação no bloco.

Nesta segunda serão divulgados dados sobre desemprego na Zona do Euro e o índice de gerente de compras relativo a dezembro, além de dados sobre registros de carros na Espanha.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário