Mercados 05.01.2021

Mercados
Mercados

Fonte: Infomoney

Futuros americanos ficam estáveis e bolsas europeias caem com novo lockdown na Inglaterra

As bolsas europeias têm em sua maioria quedas, e índices futuros americanos se mantêm estáveis nesta terça (5). Investidores acompanham a aceleração da propagação do coronavírus dos dois lados do Atlântico, anúncios de novas restrições na Europa e as eleições para senador no estado da Geórgia Nos Estados Unidos. Na Ásia, os índices tiveram em sua maioria altas, mas o Japão pode implementar estado de emergência com a aceleração da covid.

Na segunda (4), o Reino Unido iniciou a vacinação com o imunizante desenvolvido pela parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, que se junta ao produto desenvolvido pela parceria entre Pfizer e BioNTech. Mas o país passa o seu pior momento em número de novos casos de covid.

Foram registrados 58.784 casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus no Reino Unido na segunda, um recorde. Em 30 de dezembro foram contabilizadas 981 mortes, o maior patamar durante esse período de ressurgência do vírus no país. Na segunda, o governo britânico anunciou que um novo lockdown começa a ser implementado na Inglaterra já a partir desta terça. É o maior lockdown na Inglaterra desde março, e inclui o fechamento de escolas até meados de fevereiro.

Medidas restritivas também serão estendidas nas outras nações que integram o Reino Unido. Mesmo assim, o britânico FTSE é um dos poucos índices europeus com ganhos nesta terça. O índice Eurostoxx cai 0,14%; o DAX, da Alemanha, cai 0,21%; o FTSE, do Reino Unido, sobe 0,26%; o CAC 40, da França, cai 0,25%; o FTSE MIB, da Itália, cai 0,5%.

Com o lockdown na Inglaterra, as provas estão suspensas, restaurantes, bares e cafés fecham, com exceção de serviços de entregas. Locais de prática esportiva ao ar livre, como campos de golfe e quadras de tênis ficam fechados, mas parquinhos para crianças, assim como creches, continuam abertos.

Os cidadãos estão autorizados a sair de casa somente em caso de necessidades médicas, compra de alimentos, prática de exercícios físicos e trabalho presencial, no caso em que se tratarem de atividades consideradas indispensáveis.

Mais cedo, a Escócia havia divulgado uma ordem para que seus cidadãos fiquem em casa. O País de Gales determinou que escolas e universidades devem ficar fechadas até 18 de janeiro, para a maior parte dos alunos. Na Irlanda do Norte, as escolas passarão por um período prolongado de ensino a distância.

Em um anúncio pela televisão, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que as próximas semanas “serão as mais duras até agora”. Ele citou a propagação de uma variante mais contagiosa do novo coronavírus no país, e exortou os cidadãos a “ficarem em casa, protegerem o NHS [sigla em inglês para serviço nacional de saúde] e salvarem vidas”.

Espera-se que a Alemanha também anuncie a extensão das medidas de lockdown no país nesta terça. As restrições atuais incluem o fechamento de escolas, lojas de roupas e restaurantes, e devem continuar a ser implementadas ao menos até o final de janeiro, segundo informações divulgadas pela imprensa.

O país atingiu o seu recorde de novos casos de covid no dia 30 de dezembro, 49.044. O recorde de mortes foi registrado em 29 de dezembro, 1.122.

Os índices futuros americanos têm um dia estável. Nesta terça, investidores acompanham as eleições para o Senado no estado da Geórgia, que determinará se republicanos manterão o controle sobre o Senado. Democratas têm o controle sobre a Câmara, além da Presidência. O índice S&P Futuro sobe 0,07%; o Nasdaq Futuro sobe 0,01%; e o Dow Jones Futuro sobe 0,01%.A pandemia também se acelera no país. Os Estados Unidos registraram no dia 2 de janeiro 291.384 novos casos de covid, seu recorde. O recorde de mortes foi registrado no dia 30 de dezembro, 3.808.20Keditado06:34

As bolsas asiáticas têm em sua maioria altas, apesar de o noticiário sobre o avanço da covid também marcar a região. O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou que o governo considera declarar um estado de emergência para impedir a propagação do coronavírus, especialmente em Tóquio.

O país registrou seu recorde de novos casos de covid no dia 31 de dezembro, 4.540. O recorde de mortes em um único dia ocorreu em 23 de dezembro, 64. Por outro lado, ações das gigantes de comunicação China Mobile, China Unicom e China Telecom tiveram fortes altas após a Bolsa de Nova York anunciar que vai continuar a listá-las, voltando atrás em um anúncio feito na quinta-feira (31). O índice Nikkei, do Japão, fechou com queda de 0,37%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, subiu 0,64%; o Kospi, da Coreia do Sul, subiu 1,57%; o
índice Shanghai SE, da China, subiu 0,73%.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário