Mercados – 04.01.2021

Mercados
Mercados

Fonte: Infomoney

Bolsas mundiais têm altas com otimismo com estímulos e vacinação

As bolsas mundiais têm altas nesta primeira segunda-feira (4) de 2021, com otimismo quanto a pacotes de estímulos a economias importantes e com a distribuição de vacinas contra a covid.

Na Europa, investidores monitoram a relação entre Reino Unido e União Europeia após a finalização da separação comercial entre os dois no Ano Novo. Eles buscam sinais de problemas nos fluxos comerciais que poderiam ser causados pelas novas regras e pela nova burocracia.

A pandemia de covid continua a ser um tema central. O Reino Unido pretende iniciar nesta segunda a vacinação com o imunizante desenvolvido pela parceria entre AstraZeneca e Universidade de Oxford, que é também a principal aposta do governo federal brasileiro contra o vírus.

O índice Eurostoxx sobe 1,16%; o Dax, da Alemanha, sobe 0,64%; o FTSE 100, do Reino Unido, sobe 2,23%; o CAC 40, da França, sobe 1,27%; e o FTSE MIB, da Itália, sobe 0,33%.

Mas o primeiro ministro Boris Johnson afirmou no domingo (3) que novas restrições devem ser implementadas no país, à medida que os casos de covid continuam crescendo.

No sábado (2), o país registrou seu recorde de novos casos da doença em um único dia, 57.724. Na quarta-feira (30) foram registradas 981 mortes por covid, um recorde para o atual período de ressurgência do vírus.

A aceleração da contaminação também ocorre do outro lado do Atlântico. Os Estados Unidos registraram no sábado o seu recorde de novos casos de covid em um único dia, 291.384 no total. O recorde absoluto de mortes do país foi registrado na quarta-feira, 3.808.

Mas estímulos oferecidos pelo Tesouro e pelo Federal Reserve à economia, além da distribuição de várias vacinas contra a covid contribuem para o bom desempenho do mercado, otimista quanto a ganhos em 2021.

O índice S&P Futuro sobe 0,43%; o Nasdaq Futuro sobe 0,43%; e o Dow Futuro sobe 0,37%.

Investidores também acompanham as eleições no estado da Geórgia na terça (5), que podem conferir a democratas maioria tanto no Senado quanto na Câmara americanas, além da Presidência. Na Ásia, as ações têm em sua maioria altas. Pela tarde de segunda, uma pesquisa privada indicou expansão da atividade industrial em dezembro na China, impulsionando ações no país.

O índice PMI (sigla em inglês para índice de gerente de compras) indicou que a atividade fabril do país teve altas em dezembro, apesar de ter reduzido o ritmo em comparação com novembro. Mas, no Japão, a perspectiva de restrições para lidar com a pandemia de covid desanimou investidores. O índice Nikkei, do Japão, fechou em queda de 0,68%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, teve alta de 0,86%; o Kospi, da Coreia do Sul, subiu 2,47%; o Shanghai SE, da China, subiu 0,86%.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, anunciou que o governo considera declarar estado de emergência para Tóquio e três outras prefeituras da região devido ao aumento de casos do vírus. Ele pediu que restaurantes e bares passassem a fechar às 20h. O país registrou o seu recorde de mortes por covid em 23 de dezembro, com 64 casos. E o recorde de novos casos em 31 de dezembro, com 4.540 no total. Suga afirmou que o governo deve acelerar a aprovação de vacinas contra o coronavírus e passar a fornecê-las em fevereiro.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário