Mercados 10.12.2020

Mercados
Mercados

Fonte: Infomoney

Bolsas oscilam entre leves perdas e ganhos acompanhando acordo pós-Brexit e reunião do BCE

As bolsas europeias e os índices futuros americanos oscilam nesta quinta (10). Na Europa, investidores acompanham as negociações sobre um acordo comercial pós-Brexit e esperam informações a respeito de medidas de estímulo do Banco Central Europeu a serem divulgadas nesta quinta. Nos Estados Unidos, acompanham dados sobre o avanço da pandemia, uma ação antitruste contra o Facebook e as negociações sobre um novo pacote de estímulos.

Na quarta à noite, o ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia Reguladores de União Europeia, Ursula von der Leyen se reuniram para discutir os termos do novo acordo comercial pós-Brexit. Ainda persiste um impasse sobre assuntos-chave, incluindo direitos a pesca e regras de competição.

Uma fonte do alto escalão do governo britânico cujo nome não foi revelado teria afirmado à agência internacional de notícias Reuters que ainda há “grandes lacunas”, enquanto Von der Leyen descreveu os dois lados da negociação como “muito distantes entre si”. A líder europeia e Boris Johnson concordaram, no entanto, em chegar a um acordo até o domingo (13).

Nesta quinta, líderes europeus se reúnem em Bruxelas para uma reunião de dois dias do Conselho Europeu, o que levanta esperanças de que ocorra avanços sobre o acordo.
O índice Eurostoxx recua 0,06%; o Dax, da Alemanha, permanece estável; o FTSE 100, do Reino Unido, sobe 0,36%; o CAC 40, da França, sobe 0,26%; o FTSE MIB, da Itália, sobe 0,38%.

Os investidores também monitoram o Banco Central Europeu, que se reúne nesta quinta e deve divulgar suas decisões mais recentes sobre política monetária e projeções macroeconômicas. A expectativa é de que o banco central expanda seu programa de estímulos econômicos, em meio à segunda onda da pandemia de covid.

Investidores esperam que o banco aumente em até 500 bilhões de euros o Programa Emergencial de Compras da Pandemia, mas há incerteza sobre se a medida será adotada.
Nos Estados Unidos, os índices futuros americanos chegaram a atingir patamares recordes na quarta-feira, mas caíram após o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnel, afirmar ao site Politico que republicanos e democratas continuam a buscar uma forma de avançar nas negociações sobre um novo pacote de estímulos à economia americana, também fortemente atingida pela ressurgência do novo coronavírus.

Na quarta, o país atingiu seu recorde de mortes diárias por covid, 3.054 no total, mais do que o número de mortes durante os atentados de 11 de setembro de 2001. O recorde de novos casos registrados ocorreu poucos dias antes, foram 229.243 em 4 de dezembro.

O S&P Futuro sobe 0,02%; o Nasdaq Futuro cai 0,15%; o Dow Futuro sobe 0,04%.

Entre os pontos de dissenso sobre o pacote de estímulos à economia americana estão questões sobre se o auxílio deverá se estender a governos locais e estaduais, se os benefícios a desempregados deverão ser estendidos, e se negócios sofrendo processos ligados à propagação do coronavírus devem receber recursos e imunidade legal.

Outro ponto que afetou os índices americanos na quarta foi a abertura de uma ação antitruste de escopo nacional contra o Facebook. A ação pleiteia separar seus negócios Instagram e WhatsApp, e a notícia afetou especialmente ações de tecnologia.

Os mercados da Ásia tiveram em sua maioria baixa nesta quinta, com investidores acompanhando as negociações pós-Brexit na Europa, e sobre um novo pacote de estímulo nos Estados Unidos.

O índice Nikkei, do Japão, fechou com queda de 0,23%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, caiu 0,35%; o Kospi, da Coreia do Sul, recuou 0,33%; o Shanghai SE, da China, subiu 0,04%.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário