Mercados 30Nov2020

Mercados
Mercados

Fonte: Infomoney

Bolsas europeias e índices futuros americanos caem com pausa no rali após mês de fortes ganhos

As bolsas europeias oscilam, e os índices futuros americanos têm leves baixas nesta segunda-feira (30), fechando um mês de altas impulsionadas por fatores como a eleição de Joe Biden e o anúncio de resultados promissores de testes de fase 3 com vacinas importantes.

No sábado, foram reiniciadas as negociações presenciais entre Reino Unido e União Europeia sobre um novo acordo comercial. Faltam semanas para que o arranjo atual chegue ao seu fim oficialmente, com o prazo final do período de transição marcado para 31 de dezembro.

No domingo (29), o ministro das Relações Exteriores britânico Dominic Raab afirmou que as conversas devem levar a uma semana “muito significativa”. Mas relatos publicados na mídia na sexta-feira (27) indicam que o Reino Unido rejeitou uma proposta da União Europeia sobre o valor da cota de pesca que frotas europeias deveriam pagar ao pescar em águas britânicas.

Economias importantes, como França, Reino Unido e Alemanha continuam a implementar seus lockdowns, com diferentes níveis de abrangência. Na sexta-feira, a Alemanha contabilizou 426 mortes por covid, seu recorde, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

No mesmo dia, foram registrados 22.806 novos casos no país, um patamar muito acima da primeira onda de covid, que teve em seu pico o registro de 6.294 casos, no final de março.

O índice Eurostoxx tem baixa de 0,06%; o Dax, da Alemanha, tem alta de 0,21%; o FTSE 100 , do Reino Unido, sobe 0,39%; o CAC 40, da França, cai 0,22%; o FTSE MIB, da Itália, sobe 0,37%.

Os índices futuros americanos têm leves baixas nesta segunda-feira, fechando um mês de otimismo quanto ao desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus. O índice Dow Jones teve em novembro alta de 12,9% até o momento, e o mês pode marcar seu melhor resultado desde janeiro de 1987. O índice S&P 500 e o Nasdaq tiveram altas de 11,3% e 11,9%, respectivamente.

Apesar do otimismo quanto a uma vacina num futuro próximo há, no momento, uma forte ressurgência da pandemia no país.

Na sexta-feira, os Estados Unidos registraram 205.460 novos casos de covid, seu recorde, também segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins. Dois dias antes, haviam registrado 2.313 mortes, o maior patamar desde o final de junho.

O S&P 500 Futuro tem queda de 0,42%; o Nasdaq Futuro cai 0,02%; o Dow Jones Futuro cai 0,59%.

Ainda em destaque, está uma reportagem de bastidores da agência Reuters segundo a qual a gestão de Donald Trump pretende incluir a fabricante de chips SMIC e a produtora de óleo e gás CNOOC a uma lista negra de empresas supostamente controladas pelos militares chineses.

A gestão Trump emitiu uma ordem executiva que visa proibir, a partir de 2021, investidores americanos de comprar ações de firmas integrantes da lista. A medida pode levar a uma escalada da tensão entre a China antes da eleição do presidente eleito Joe Biden.

A segunda-feira também foi marcada pelo anúncio do Bureau de Estatísticas Chinês de que o índice oficial PMI (índice gerente de compras, na sigla em inglês) industrial fechou novembro em 52,1 pontos, excedendo as expectativas de 51,5 pontos, de analistas ouvidos pela agência internacional Reuters. O indicador mede a saúde econômica do setor, com base em indicadores como produção, ambiente de emprego, novos pedidos, níveis de estoque e entregas de fornecedores. Acima de 50 pontos, indica crescimento, abaixo, retração. É o nono mês consecutivo de expansão do PMI industrial, indicando uma recuperação consistente da pandemia.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário