Mercados 27Nov2020

Mercados 27Nov2020
Agenda

Fonte: Infomoney

Bolsas mundiais têm leve alta com investidores monitorando alta dos casos do coronavírus e notícias sobre vacina

As bolsas europeias e os índices futuros americanos têm em sua maioria leves altas nesta sexta-feira (27); fechadas na quinta-feira devido ao feriado de Ação de Graças, as bolsas americanas voltam a funcionar nesta sexta, mas fecham mais cedo, às 13h.

Os índices têm leves ganhos apesar das dúvidas quanto aos resultados de fase 3 apresentados no início da semana sobre a vacina desenvolvida em parceria entre AstraZeneca e Universidade de Oxford e do aumento do número de mortes diárias por covid e anúncios de restrições de mobilidade para tentar barrar a propagação da doença.

As ações da AstraZeneca caem em meio a questionamentos sobre o método utilizado pela farmacêutica para testar sua vacina desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. No início da semana, as instituições haviam anunciado que a vacina havia obtido em média 70% de sucesso em imunizar participantes de testes de fase 3 realizados no Brasil e no Reino Unido.

Em um dos tipos de vacinação testados, quando meia dose era administrada aos participantes e depois reforçada com uma dose inteira, a taxa atingira cerca de 90% de eficácia, um patamar similar ao anunciado sobre as concorrentes desenvolvidas por Moderna, pela parceria entre Pfizer e BioNTech e pelo Instituto Gamaleya, ligado ao governo Russo.

Quando duas doses completas eram aplicadas, a eficácia foi de 62% o que, ainda assim, mantém a vacina dentro do patamar de 50%, exigido pelo governo americano.

A empresa é alvo de questionamentos, no entanto, porque os testes com a meia dose foram realizados acidentalmente, por um erro de dosagem. Após o erro ter sido constatado, os cientistas informaram a autoridades europeias e alteraram o design do teste, o que permitiu que os dados fossem considerados.

Na quarta-feira, o vice-presidente executivo da AstraZeneca, Mene Pangalos, afirmou, respondendo a críticas: “Não vou fingir que não seja um resultado interessante, porque é -mas eu certamente não o compreendo, e não acho que nenhum de nós o compreenda”.

Outras dúvidas foram levantadas por Moncef Slaoui, consultor científico chefe da força-tarefa da Casa Branca para o desenvolvimento de vacinas. Ele revelou que a meia dose foi administrada apenas a voluntários com 55 anos ou menos, enquanto o grupo com a dose completa também incluiu pacientes mais velhos, que são aqueles que sofrem risco maior com o coronavírus.

Agora, a AstraZeneca pretende testar o regime de meia dose em um novo estudo com mais de 30 mil voluntários nos Estados Unidos.

Até o momento, os dados de fase 3 da AstraZeneca e das outras vacinas em desenvolvimento não foram revelados em estudos científicos em revistas científicas independentes, e sim por meio de anúncios à imprensa.

Os mercados também acompanham a adoção de novas medidas de restrição de movimentação para combater o vírus. Na quarta-feira, a chanceler Angela Merkel confirmou que a Alemanha deve prorrogar até ao menos o dia 20 de dezembro o lockdown parcial implementado no país.

O índice S&P 500 Futuro sobe 0,24%; o Nasdaq Futuro sobe 0,40%; o Dow Jones Futuro sobe 0,24%.

A França, que também implementa um lockdown parcial, vem registrando mortes em número similar àquele de abril. Reino Unido também tem alta de casos, que não atingem, no entanto, o mesmo patamar do início da pandemia.

Na Ásia, as bolsas fecharam sem tendência definida. Em destaque, entre janeiro e outubro, o lucro das empresas industriais do país teve alta de 0,7% frente o mesmo período do ano anterior. O lucro industrial teve alta de 28,2% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, uma aceleração frente a alta de 10,1% registrada em setembro.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário