Mercados 26Nov2020

Mercados 26Nov2020

Fonte: Infomoney

Bolsas mundiais têm pregão estável em dia de mercado americano fechado

As bolsas europeias têm em sua maioria leves baixas nesta quinta-feira (26), após um início de semana marcado por fortes resultados positivos, que haviam sido impulsionados pelo anúncio, na segunda-feira, de que a vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford teve 70% de eficácia em testes de fase 3 realizados em Reino Unido e Brasil.

O índice Eurostoxx cai 0,09%; o Dax, da Alemanha, cai 0,02%; o FTSE 100, do Reino Unido, cai 0,43%; o CAC 40, da França, cai 0,1%; o FTSE MIB, da Itália, sobe 0,01%.
As bolsas americanas estão fechadas em decorrência do feriado do Dia de Ação de Graças. Na quarta-feira, o índice Dow Jones teve queda, um dia após ter batido seu recorde, quando ultrapassou a marca de 30 mil pontos pela primeira vez.

Na quarta-feira, o vice-presidente executivo da AstraZeneca, Mene Pangalos, respondeu a críticas de que não havia dados o suficiente sobre os resultados dos testes clínicos divulgados no início da semana. Em um tipo de aplicação, no qual meia dose é aplicada e depois reforçada com uma dose inteira, a vacina atingiu o patamar de 90% de eficácia.

Essa aplicação ocorreu, no entanto, por um erro de dosagem, o que alimenta ceticismo quanto aos resultados. “Não vou fingir que não seja um resultado interessante, porque é – mas eu certamente não o compreendo, e não acho que nenhum de nós o compreenda”, afirmou.

Esse teste equivocado foi o único cenário em que o produto da AstraZeneca atingiu o mesmo patamar de eficácia anunciado por concorrentes como Moderna, a parceria entre BioNTech e Pfizer e o Instituto Gamaleya, ligado ao governo russo. Em nenhum dos casos, no entanto, os dados foram publicados em revistas científicas independentes, e os anúncios ainda se baseiam nas informações repassadas à imprensa.

Por enquanto, Estados Unidos e Europa continuam a enfrentar uma ressurgência do vírus. Na quarta-feira, foram registradas 2.294 novas mortes por covid nos Estados Unidos, o maior patamar registrado desde o final de junho.

Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel confirmou, na quarta, que o lockdown parcial implementado no país não se encerrará no final de novembro, como planejado inicialmente, e será estendido até o dia 20 de dezembro, sendo possivelmente prorrogado até o início de 2021.

Nos Estados Unidos, os resultados mais modestos da véspera também foram influenciados pelo ritmo mais lento de negociações, antecipando o feriado, e por dados decepcionantes sobre desemprego no país. O Departamento do Trabalho informou que 778 mil pessoas pediram benefícios de desempregados na semana passada. Economistas tinham a expectativa de que os pedidos seriam em torno de 733 mil.

Na quarta-feira, o Federal Reserve, o banco central americano, divulgou a minuta da reunião que ocorreu entre os dias 4 e 5 de novembro. Os participantes votaram a favor de manter a taxa de juros próximo a zero.

A minuta também traz mais detalhes sobre os planos do Fed para seu programa de compra de títulos. Membros da instituição já haviam antecipado que o tema havia sido discutido.

Na reunião, os participantes afirmaram que Fed poderia ampliar o programa de compra de ativos, uma medida que vem sendo adotada para se contrapor à crise do novo coronavírus. Atualmente, o banco central americano vem comprando cerca de US$ 120 bilhões em títulos hipotecários ou do Tesouro por mês.

Na minuta consta que: “o comitê poderia fornecer mais acomodação, caso necessário, aumentando o ritmo de compras ou alternando as compras de títulos do Tesouro para aqueles com maturidade mais longa, sem aumentar o tamanho das compras (…) De forma alternativa, o Comitê poderia fornecer mais acomodação, caso seja apropriado, conduzindo compras do mesmo ritmo e composição ao longo de um horizonte mais amplo”.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário