Mercados 24Nov2020

Mercados 24Nov2020

Fonte: Infomoney

Bolsas mundiais sobem com otimismo sobre vacina e início da transição de governo nos EUA

As bolsas europeias e os índices futuros americanos têm alta nesta terça, assimilando o otimismo com mais uma vacina contra o coronavírus. Além disso, a gestão do presidente Donald Trump aceitou a transição para a do presidente eleito Joe Biden.

Na segunda-feira, a farmacêutica AstraZeneca anunciou que o produto que desenvolve em parceria com a Universidade de Oxford tem eficácia média de 70%. Uma das formas de aplicação da vacina tem eficácia de 90%.

O anúncio otimista se soma àqueles da farmacêutica Moderna e da parceria entre Pfizer e BioNTech, que haviam informado nas semanas anteriores que seus produtos tinham mais de 90% de eficácia.

O índice Eurostoxx tem alta de 2,43%; o Dax, da Alemanha, sobe 0,8%; o FTSE 100, do Reino Unido, sobe 0,63%; o CAC 40, da França, sobe 0,95%; o FTSE MIB, da Itália, sobe 1,48%.

A perspectiva de que as vacinas tragam a volta a algum nível de normalidade futuro tem levado a altas nas bolsas, apesar de, imediatamente, economias importantes como França, Reino Unido e Alemanha estarem sob diferentes graus de lockdowns.

Políticos alemães acenam com a possibilidade de prolongar o seu lockdown por ao menos mais um mês, até o final de dezembro.

Na sexta-feira (20), foram registrados 198.585 novos casos nos Estados Unidos, um recorde. No mesmo dia, foram registradas 2.015 novas mortes por covid, patamar recorde desde maio, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins. Na segunda-feira, foram registrados 178.945 novos casos no país.

Os índices futuros americanos também ganharam impulso na madrugada depois de a chefe da GSA (Administração de Serviços Gerais) Emily Murphy dizer ao presidente-eleito Joe Biden que sua gestão está disponibilizando recursos federais para a transição, 20 dias depois da eleição do dia 3 de novembro. Dessa maneira, o governo federal reconheceu Biden como o “aparente vencedor” da eleição.

O presidente Donald Trump passou semanas negando a derrota, e buscando formas de questionar os resultados da eleição na Justiça, sem sucesso. Ele tuitou que apóia o movimento de Murphy.

O índice S&P 500 Futuro tem alta de 0,74%; o Nasdaq Futuro sobe 0,51%; o Dow Jones Futuro sobe 0,85%.

Também na segunda-feira, Biden escolheu a ex-presidente do Banco Central americano Janet Yellen como secretária do Tesouro, segundo a imprensa americana, o que também pode ter contribuído para impulsionar as bolsas, à medida que se trata de um nome visto com bons olhos pelo mercado financeiro. Caso sua indicação seja confirmada pelo Senado, Yellen será a primeira mulher a ocupar o cargo desde sua criação, em 1789.

As bolsas asiáticas também fecharam em alta, assimilando o otimismo com o desenvolvimento de vacinas.

O índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 2,5%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, teve alta de 0,3%; o índice Kospi, da Coreia do Sul, subiu 0,58%; o índice Shanghai caiu 0,34%.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário