Mercados – 04 de novembro

Mercados
Mercados

Fonte: Infomoney

Os índices futuros de ações nos Estados Unidos operam bastante voláteis nesta quarta-feira (4) diante da apuração dos votos nas eleições para presidente, que segue bastante acirrada e sem um vencedor definido, como já era de se esperar. É possível que o mundo só saiba do resultado definitivo dentro de dias.

Os ativos iniciaram a noite da véspera com leves ganhos seguindo o otimismo o último pregão regular, mas viraram para queda. Contudo, durante a manhã, os índices passaram a subir mais forte. O S&P 500 Futuro (EUA) tem alta de 0,48%; o Nasdaq Futuro sobe 2,41% e o Dow Jones Futuro tem alta de 0,46%.

Na Europa, as bolsas também têm ganhos, aguardando o resultado da eleição americana. O índice Eurostoxx tem alta de 0,86%; o Dax, da Alemanha, sobe 0,63%; o FTSE 100, do Reino Unido, tem alta de 0,87%; o CAC 40, da França, avança 1,05%; o FTSE MIB, da Itália, sobe 0,54%.

Na madrugada de terça-feira para quarta-feira, o candidato republicano, presidente Donald Trump, afirmou que seus advogados iriam recorrer à Suprema Corte dos Estados Unidos, aumentando a tensão nos mercados, que temem o impacto de uma eleição contestada.
Por outro lado, há sinais de que os republicanos podem manter a maioria no Senado. Isso reduz temores de que uma presidência democrata com maioria no Senado leve a maior regulação de empresas de tecnologia, grande parte das quais está listada na Nasdaq, o que contribuiu para elevar o desempenho do índice.
Caso haja demora na divulgação de um resultado definitivo, deve levar ainda mais tempo para que o governo aprove um novo pacote de estímulos para lidar com a aceleração de infecções pelo novo coronavírus nos Estados Unidos e em outras economias importantes do globo.
Apesar de os Estados Unidos ainda aguardarem a contagem de milhões de votos, Trump afirmou na madrugada: “Nós estamos nos preparando para uma grande comemoração. Nós estávamos ganhando tudo e de repente foi tudo cancelado”. Em seguida, disse: “Nós vamos à Suprema Corte. Nós queremos que essa votação pare”.
Trump, classificou a contagem dos votos como “uma enorme fraude neste país”. “Nós não queremos que eles encontrem novos votos às quatro horas da manhã e os adicionem à lista”. O candidato a vice-presidente, Mike Pence, afirmou que estavam acompanhando o processo com atenção, mas não fez alegações no mesmo tom de Trump.

A disputa pelos estados-pêndulo, aqueles que não têm uma tradição firme de votar em candidatos democratas ou republicanos, permanece intensa.

Na Ásia, os mercados também acompanham a queda das ações do grupo Alibaba, após a suspensão da oferta pública inicial de ações do afiliado Ant Group, devido a preocupações regulatórias. Listadas em Hong Kong, as ações do Alibaba, dono de mais de 30% do Ant Group, tiveram queda de mais de 6%.

O índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 1,72%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, fechou em queda de 0,21%; O Kospi, da Coreia do Sul, subiu 0,6%; e o índice Shanghai, da China, subiu 0,19%.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário