Mercados – 14.10

Mercados – 14.10

Bolsas mundiais têm nova sessão de cautela com investidores monitorando tratamentos contra o coronavírus – Fonte: Infomoney

As bolsas europeias e os índices futuros americanos abriram com altas modestas nesta quarta-feira. A cautela dos investidores ocorre em resposta a notícias de que os testes de importantes fabricantes de medicamento e vacina contra o coronavírus foram pausados nos Estados Unidos, devido a temores sobre a segurança dos tratamentos.

Na segunda-feira (12), a Johnson & Johnson anunciou que pausou os testes de sua vacina contra o coronavírus após um participante dos testes adoecer. E, na terça-feira, a farmacêutica Eli Lilly anunciou que pausou os testes de seu tratamento para o coronavírus, baseado em anticorpos, também por preocupações quanto à segurança. A empresa não deu detalhes sobre o que motivou a pausa.

Na Europa, o índice Euro Stoxx sobe 0,19%. O CAC, de Paris, sobe 0,21% e o FTSE MIB, da Itália, registra alta de 0,76%, enquanto o FTSE 100, de Londres, ganha 0,53%. O DAX, da Alemanha, sobe 0,25%.

Os futuros do S&P 500 têm alta de 0,45%, enquanto os do Dow Jones sobem 0,36%. Os futuros da Nasdaq têm alta de 0,39%.

Um outro fator que contribui para a cautela dos mercados é a demora para a aprovação de um novo pacote financeiro nos Estados Unidos, voltado a aliviar os efeitos causados pelo coronavírus sobre a economia. O último pacote, de US$ 3 trilhões, foi aprovado em maio. Na semana passada, o governo Trump chegou a afirmar que não discutiria um novo pacote até as eleições, em 3 de novembro. Mudou de tom, no entanto, e apresentou uma oferta de US$ 1,8 trilhão na sexta-feira (9).

Nancy Pelosi, representante do partido Democrata, que tem maioria no Congresso, disse, no entanto, que os termos do pacote não abordam preocupações importantes. Ainda na sexta, o porta-voz de Pelosi, Drew Hammil, escreveu no Twitter que “é especialmente preocupante a ausência de um acordo a respeito de um plano estratégico para acabar com o vírus”. Desde então, não houve grandes sinais de avanço quanto à proposta.

Enquanto isso, os mercados asiáticos fecharam sem direção definida após o presidente chinês Xi Jinping discursar em Shenzhen. Jinping prometeu hoje apoiar o desenvolvimento do maior “hub” de tecnologia da China. Segundo estrategista-chefe da Axi, Stephen Innes, o líder chinês afirmou que “o plano do país para abrir a economia irá focar tanto em reforma do mercado de capitais quanto em tecnologia”.

No Japão,o Nikkei fechou em alta de 0,11%, enquanto o índice Hang Seng, de Hong Kong, registrou alta de 0,07%, após passar a terça-feira fechado por conta de um alerta de tufão. O Kospi, da Coreia do Sul, caiu 0,94%. Na China, o índice Shanghai fechou em queda de 0,56%.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário