Políticas Monetárias | Congresso americano – Por José Carmo

Políticas Monetárias | Congresso americano – Por José Carmo

❶ –  Na Europa, os dados s sobre a retomada da atividade econômica indicam um crescimento mais lento nos próximos meses.   Considerando este cenário, o banco Central da Inglaterra optou pela manutenção da taxa de juros em 0,1% e segundo as projeções da instituição, a economia do Reino Unido não deve retomar os níveis pré – pandemia antes do fim de 2021.

❷ –  Com o prazo curto por conta da chegada do recesso parlamentar marcado para 10 de agosto, Democratas e Republicanos retomam as negociações no congresso norte americano sobre o pacote de estímulo. A aprovação é considerada vital para a retomada da economia. Diante deste cenário de incertezas, Donald Trump já considera a adoção de medidas unilaterais através do poder executivo para manter os benefícios.

❸ – Em sua 232ª reunião o Copom reduziu a taxa Selic para 2,00% a.a., no comunicado sobre a decisão, o comitê avaliou que há pouco espaço para usar mais política monetária.  Entretanto, não foi explicito se chegamos ao fim do ciclo de afrouxamento monetário. Diante da conjuntura atual, é provável que na próxima reunião de setembro a taxa será mantida.

Pontos relevante do Comunicado:

“O Copom entende que a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo monetário extraordinariamente elevado, mas reconhece que, devido a questões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para utilização da política monetária, se houver, deve ser pequeno. Consequentemente, eventuais ajustes futuros no atual grau de estímulo ocorreriam com gradualismo adicional e dependerão da percepção sobre a trajetória fiscal, assim como de novas informações que alterem a atual avaliação do Copom sobre a inflação prospectiva. ”

“Apesar de uma assimetria em seu balanço dos riscos, o Copom não antevê reduções no grau de estímulo monetário, a menos que as expectativas de inflação, assim como as projeções de inflação de seu cenário básico, estejam suficientemente próximas da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária, que atualmente inclui o ano-calendário de 2021 e, em grau menor, o de 2022. Essa intenção é condicional à manutenção do atual regime fiscal e à ancoragem das expectativas de inflação de longo prazo. ”

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário