Trump x Xi Jingping | Vacina experimental | Reunião com governadores

Trump x Xi Jingping | Vacina experimental | Reunião com governadores

Trump x Xi Jingping | Vacina experimental | Reunião com governadores
por José Carmo

❶ – Os mercados internacionais repercutem negativamente as declarações do presidente norte americano Donald Trump contra a China. O ataque foi feito diretamente ao presidente chinês através de postagens numa rede social. Xi Jingping foi acusado de liderar ataques de propaganda e desinformação contra a Europa e aos EUA. Trump também enveredou pelo campo da disputa eleitoral ao afirmar que os chineses estão desesperados para que o democrata Joe Biden vença as eleições presidenciais de novembro.

❷ – As tensões entre ambos países tende a se acentuar, devido a aprovação realizada ontem no Senado que impede as empresas ligadas ao governo chinês de serem listadas em bolsas. Isso trará impactos para as gigantes como a Baidu Inc e Alibaba Group Holding Ltd e agora se espera retaliações dos chineses. Num cenário já conturbado pelo debacle econômico, esta guerra comercial tende a trazer mais volatilidade aos ativos

❸ – O projeto de desenvolvimento de uma vacina experimental apresentado pela Universidade de Oxford recebeu US$ 1 bilhão de incentivo do governo dos EUA. Os recursos devem alavancar as pesquisas científicas, fator extremamente relevante para sustentar a retomada da reabertura econômica.

❹ – No calendário de divulgações dos EUA, teremos os novos períodos de seguro desemprego, o Indice de Gerentes de compra (PMI) e a sondagem industrial. A leitura de tais indicadores irá demonstrar os efeitos da pandemia na economia americana.

❺ – No Brasil, de acordo com o presidente do Banco Central o “fator medo” deve inibir uma plena e imediata retomada do consumo. Para ele, mesmo que ocorra o fim das medidas de distanciamento sociais, propostas por prefeitos e governadores a retomada será lenta. Ele baseou esta argumentação ao observar lentidão no comportamento do consumo de serviços em países que já relaxaram a quarentena.

❻ – Hoje o presidente Jair Bolsoraro irá realizar uma reunião com os governadores sobre o pacote de auxilio emergencial que foi aprovado pelo Congresso. Além da expectativa em torno da questão do veto, ainda estará no radar se haverá uma nova escalada no embate com os Estados ou se ambos baixarão o tom em busca de uma pacificação nacional.

Boletim Econômico – pdf

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário