Boletim 04.03.20 | FED corta juros – SuperBiden? – PIB 2019

Boletim 04.03.20 | FED corta juros – SuperBiden? – PIB 2019

FED corta juros   –  SuperBiden?      PIB 2019 – por José Carmo

❶ – A disseminação do novo coronavírus para países além do território chinês, segue afetando os mercados globais. E há uma preocupação crescente entre governos e investidores sobre os impactos nas cadeias globais de suprimentos. Em resposta, o banco central dos Estados Unidos o FED, cortou a taxa de juros em 0,5 para conter os efeitos na economia americana. Uma leitura que podemos ter desta decisão é que o FED espera uma deterioração do quadro da economia global.  E que apesar dos esforços dos bancos centrais mundiais, estas medidas devem ter um impacto limitado e podem não ser suficientes para combater a recessão. No Brasil, a decisão causou uma guinada nas expectativas para a próxima reunião do Copom.                                              

 

❷ – Joe Biden considerado o perfil mais moderado entre os candidatos do partido Democrata, venceu de forma surpreendente a Superterça e assumiu a liderança para ser indicado como candidato na eleição presidencial.  A escolha ainda não está definida, pois existem outras votações importantes, mas a vitória de ontem é um termômetro relevante para a definição da escolha dos delegados democratas.              

 

❸ – Segundo dados do IBGE o PIB do Brasil em 2019 cresceu 1,1% após altas de 1,3 % de 2018 e 2017 e das retrações de 2015 e 2016, (-3,5%) e (-3,3%) respectivamente.  O resultado está alinhado com o esperado pelo mercado, que ao longo do ano passado revisou as projeções iniciais de 2,5%. 

 

Boletim Econômico – (pdf)

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário