Boletim JPE 17.02.2020 | Estimulos na economia chinesa – Porto de Santos – Horário de verão

Boletim  JPE 17.02.2020 | Estimulos na economia chinesa – Porto de Santos – Horário de verão

Otimismo na Ásia: Stop & Go | Ameaça de greve no Porto de Santos | Horário de verão:  Impacto zero no consumo de energia   – por José Carmo

❶ – As bolsas internacionais estão iniciando esta semana com um tom positivo, repercutindo o anúncio de novos estímulos à economia chinesa realizados pelo banco Central Chinês (Banco Popular da China).  Ontem a instituição anunciou uma nova redução na taxa de empréstimos de médio prazo para instituições financeiras de 3,25% para 3,15% e quarta-feira será divulgada a nova decisão de política monetária. Com os formuladores de política monetária chinesa sinalizando a intenção de promover liquidez aos mercados há a possibilidade de uma nova redução na taxa de juros. O contraponto ao cenário otimista na Asia se deu com a divulgação da queda de (-6,3%) do PIB japonês no 4T19.

 

❷ – Esta semana será marcada pela divulgação das atas referentes as reuniões do BCE e do FOMC.  Ambas atas devem trazer esclarecimentos sobre como os dois principais bancos centrais do mundo analisam o comportamento da economia frente ao surto de coronavirus.

 

 ❸ – De acordo com o Sindicato de Trabalhadores Rodoviários Autônomos ( Sindicam) há a intenção de realizar uma greve para bloquear o acesso ao porto de Santos. Segundo um dos lideres a principal demanda do do movimento é a que de alguma maneira haja a “retirada do ICMS “ dos combustíveis e um piso mínimo para a tabela de frete.

 

❹ –  A indústria deve retomar os investimentos na capacidade instalada antes do final do primeiro trimeste de 2020.  Esta projeção foi realizada pelo Presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) levando em consideração o processo de expansão que já está acontecendo na contrução civil e em alguns setores do mercado domestico.

 

❺ – De acordo com um levantamento do Ministério de Minas de Energia, a decisão de acabar com o horário de verão não trouxe impactos ao consumo de energia elétrica no mês de janeiro, justificando assim a decisão do governo.

 

Boletim Econômico (pdf) 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário