Plataforma disponibiliza curso gratuito para investigação jornalística na era digital

Plataforma disponibiliza curso gratuito para investigação jornalística na era digital
A plataforma Journalism Courses do Knight Center oferece gratuitamente o curso online Investigative Reporting in the Digital Are. As aulas acontecem de 3 de fevereiro até 1 de março de 2020. 
 O objetivo do curso é o ensinamento de habilidades para a investigação jornalística, desde como desenvolver as primeiras ideias de histórias de investigação até como refinar um plano de ação. O curso será ainda sobre o domínio de técnicas e ferramentas, como mecanismos de pesquisa e programas de visualização de dados. 
Quem pode se inscrever
Este curso é aberto a qualquer pessoa interessada em relatórios investigativos e noções básicas de jornalismo de dados, incluindo pesquisadores experientes que buscam aprofundar suas habilidades em investigações complexas, colaborações e jornalismo de dados. A equipe de instrução inclui quatro jornalistas com experiência em investigações transfronteiriças e multimídia para impressão, transmissão / TV e documentários. Jornalistas, editores, fotojornalistas, jornalistas de dados e outros interessados em reportagens investigativas em todos os níveis são incentivados a participar.
 
Módulo de Introdução: Introdução ao Curso
No módulo introdutório, você terá uma visão geral da estrutura do curso e conhecerá os instrutores.
 
Módulo 1: Relatório investigativo – da sua primeira ideia a análises altamente complexas
Instrutor: Lise Olsen , repórter investigativa e editora, The Texas Observer
Neste módulo você aprenderá:
Como e onde você pode começar a investigar. Mentiras, contradições e outras oportunidades de investigação
Ótimas fontes e melhores lugares para começar a cavar
Estudos de caso: como organizar investigações complexas de indivíduos, de um serial killer a um congressista corrupto.
Módulo 2: Transformando uma idéia em um plano de ação investigativo – solo ou como parte de uma colaboração
Instrutor: Alejandra Xanic , repórter ganhadora do Prêmio Pulitzer e co-fundadora do Quinto Elemento Lab na Cidade do México
Neste módulo você aprenderá:
Quais são as etapas de uma investigação (e como você pode sobreviver a tudo isso?)
Como transformar uma ideia aproximada em um plano investigativo
Estudos de caso: como repórteres independentes investigaram o caso das 2.000 valas comuns escondidas no México; dentro da investigação binacional de como o gigante norte-americano Wal-mart violou as leis mexicanas.
Módulo 3: Investigando em vídeo – desde o domínio da entrevista de confronto até o contato com seu público para obter ajuda
Instrutor: Lee Zurik , jornalista de transmissão premiada pelo Emmy na Fox TV em Nova Orleans
Neste módulo você aprenderá:
O que você deve ou não fazer para realizar entrevistas de confronto
Novas oportunidades de uso de mídia social e crowdsourcing para investigar corrupção, obter informações e investigar rapidamente (mesmo em situações de desastre em massa).
Módulo 4: As mais recentes ferramentas de jornalismo de dados e dataviz para aprofundar seu trabalho de investigação
Instructor: Denise Malan , diretora sênior de treinamento de repórteres e editores investigativos e jornalista de dados
Neste módulo você aprenderá:
A importância dos dados nas investigações e como encontrar dados para aprofundar seus relatórios
Novas opções para compartilhar informações com segurança com fontes e parceiros de colaboração
Software e habilidades necessárias para o seu kit de ferramentas de jornalismo de dados, incluindo ferramentas gratuitas de visualização de dados para tornar sua investigação mais interativa (e gerar mais dicas dos leitores).
Conheça os instrutores
Lise Olsen é repórter e editor sênior da revista Texas Observer e trabalhou anteriormente como editor adjunto de investigações no The Houston Chronicle. Lise investigou muitos contos distorcidos do Texas, incluindo juízes corruptos, uma execução injusta, grandes desastres ambientais, inúmeros casos de corrupção corporativa e pública e assassinatos em série não resolvidos.
Alejandra Xanic – Xanic, como é conhecida por seus colegas, é repórter investigativa e, mais recentemente, editora e co-fundadora do Quinto Elemento Lab, uma organização sem fins lucrativos no México que se une a repórteres para orientar, produzir e disseminar seus projetos investigativos ( quintoelab.org). Xanic trabalhou em histórias sobre AIDS e migração, a vida de surdos, narcotráfico, corrupção e impunidade para mídias como Siglo 21, Publico, Cambio e Expansión.
Lee Zurik – As investigações contundentes de Lee Zurik continuam afetando mudanças e conquistando respeito. O trabalho de Lee foi reconhecido com os principais prêmios do jornalismo. No total, dois Peabody Awards, três Columbia-duPont Silver Batons, 11 National Edward R. Murrow Awards, a IRE Medal, cinco IRE Certificates e 12 Sigma Delta Chi Awards. Atualmente, Lee é o âncora do noticiário noturno e o principal repórter investigativo da WVUE-TV em Nova Orleans.
Denise Malan é diretora sênior de treinamento do IRE. Foi jornalista de jornal por mais de uma década, cobrindo governo, educação, política, meio ambiente e muito mais. Depois de vários anos no Corpus Christi Caller-Times no Texas, ela ingressou no IRE em 2013 em uma posição conjunta com o Institute for Nonprofit News, ajudando as redações de todo o país a usar dados em seus relatórios.
Como participar
Para a inscrição do curso é necessário criar uma conta no sistema de cursos de jornalismo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário