Nem tudo que causa coceira é sarna – Por Vilma Costa

       A pele é o maior órgão do corpo, mas nem todos a valorizam como deveria. É muito comum as pessoas dizerem: é só pele, só uma coceirinha, só uma feridinha. Faz parte do senso comum que tudo que causa coceira é sarna e muitos tratamentos caseiros são propostos, a maioria são extremamente perigosos e vão desde o uso de enxofre, passando pelo óleo queimado até banhos de imersão em amitraz. Esta semana atendi um cão de 4 anos de idade que chegou ao meu consultório convulsionando. A proprietária relatou que há alguns dias o cão apresentava quadro convulsivo pelo menos duas vezes ao dia. O animal apresentava muitas lesões na pele que estava bastante vermelha, quase em chamas.
Perguntei se estava tratando e ela informou que sim, que estava usando medicamentos contra sarna. Questionei sobre quem fez tal diagnóstico e ela disse que um vizinho que trabalha em uma UBS (unidade básica de saúde). Era o início para o diagnóstico sobre a causa da convulsão. A senhora estava dando banhos com amitraz e após secar o animal, polvilhava enxofre sobre o corpo, também utilizava um óleo que não soube explicar a origem ou composição. O amitraz é extremamente tóxico, apenas deve ser utilizado quando não houver outra opção e apenas deve ser realizado banho em local especializado acompanhado por um médico veterinário.
O animal, na verdade, tem piodermite, não tem sarna e a convulsão estava sendo causada por intoxicação devido ao uso errado do amitraz associado ao enxofre e o tal óleo. É preciso ter muito cuidado com uso de produtos indicados para banhos terapêuticos, deve se respeitar as diluições e as restrições a determinadas raças e idade do animal. A pele absorve o princípio ativo e a intoxicação ocorre pela absorção cutânea.  Mais de 90% dos casos dermatológicos que chegam ao meu consultório, que tem como sintoma a coceira, não são sarna! Cuidado! O amitraz pode matar e mesmo em casos de diagnóstico de sarna o amitraz não é a única opção e no meu caso, ele nunca faz parte do tratamento.
Não existe milagre, nenhum medicamento é milagroso, em casos de doenças da pele é preciso avaliar os danos, as lesões e aí sim, definir quais medicamentos devem ser administrados. Este cão poderia ter morrido aos 4 anos de idade, assim como muitos morrem intoxicados por amitraz. Não realize nenhum tratamento sem indicação de um médico veterinário. Além da pele, estou tratando o sistema nervoso do pequeno cãozinho, que sobreviveu ao tratamento maluco e irresponsável proposto por alguém que atende em um posto de saúde humano!
Vilma Costa, é bióloga e veterinária

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário