IGMI-C: recuperação na rentabilidade do setor de imóveis comerciais começa a aparecer lentamente

IGMI-C: recuperação na rentabilidade do setor de imóveis comerciais começa a aparecer lentamente

Fonte: Deutsche Welle
Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo à ela os créditos pelo mesmo.

Dando continuidade à sequência programada de divulgações, o IGMI-C está sendo atualizado com informações referentes ao quarto trimestre de 2017. Neste período, o índice é calculado a partir de uma amostra composta por 517 imóveis.

No quarto trimestre de 2017, as taxas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 1,75%, 0,15% e 1,89%, sobre o trimestre anterior. Após seis trimestres consecutivos em contração, a taxa de retorno do capital apresentou uma variação positiva. Por sua vez, a taxa de retorno da renda também reverteu a tendência de desaceleração verificada nos trimestres anteriores. Como consequência, a taxa de retorno total também apresentou uma aceleração com relação à observada no terceiro trimestre de 2017 (1,40%). Com este resultado no último trimestre de 2017, a taxa de retorno total anualizada interrompeu a tendência de redução que vinha sendo observada desde o último trimestre de 2013. O gráfico abaixo mostra o desempenho da taxa anualizada durante os últimos trimestres.

No quarto trimestre de 2017, as taxas anualizadas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 7,23%, -0,54% e 6,67%. A redução no ritmo de queda da taxa de retorno do capital atualizada no último trimestre de 2017 compensou a desaceleração da taxa anualizada de retorno da renda no período, fazendo com a que a taxa anualizada total ficasse praticamente inalterada com relação à verificada no trimestre anterior (-6,66%), interrompendo a trajetória de queda contínua dos últimos trimestres. A recessão atravessada pela economia brasileira entre o segundo trimestre de 2014 e o último de 2016 foi uma das mais longas e profundas da história recente, e seus efeitos negativos sobre a rentabilidade do setor imobiliário comercial foram evidentes. Os resultados do IGMI-C no último trimestre de 2017 mostram que os primeiros efeitos da retomada do nível de atividade da economia brasileira sobre a recuperação na rentabilidade do setor começam a aparecer, ainda que lentamente.

Próxima Divulgação
Com base em um fluxo contínuo de informações mensais dos participantes, o IGMI-C continuará a ser calculado e divulgado trimestralmente. A próxima divulgação será relativa às informações do primeiro trimestre de 2018.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário