Temos medo de andar pela cidade. Esta é a triste realidade constatada em pesquisa recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o bem-estar em seus 34 países-membros. Este fenômeno, no entanto, é mundial. A associação entre insegurança e espaço público é hoje uma incômoda novidade. O que houve para que perdêssemos parte do prazer de caminhar por nossas cidades? O medo venceu o prazer. Andar, pedalar, se deslocar pela cidade tornou-se um desafio em tempos de violência. O grande responsável por isso é o modelo de mobilidade implantado no país, acrescido da omissão ou ineficácia de nossa legislação sobre trânsito. Discutir a mobilidade é imperativo para encontrarmos saídas para esse drama nacional.

Os números são eloqüentes: 1.3 milhões de mortos e 50 milhões de inválidos em acidentes de trânsito no mundo a cada ano. A ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. O Brasil não vem sendo um campeão nessa jornada, mas se empenha em fazer sua parte. O MOBIFILM se inspira nesse esforço, de salvar vidas e melhorar a qualidade delas nas cidades.

O Festival será realizado no dia 20 de Novembro de 2017 UNIBES Cultural. Os filmes serão exibidos durante o dia e a cerimônia de premiação será à noite.

Venha de ônibus, metro, bike.

A mobilidade precisa de você!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *