Falando de TI – Um papo com Cléber Rodrigues

Falando de TI – Um papo com Cléber Rodrigues

José Carmo – Qual sua avaliação sobre a segurança digital no Brasil?

Cléber Rodrigues –  Não existe uma legislação para este assunto de segurança digital. Quando se fala de cloud ou provedores , há apenas contratos e cartas de confidencialidade, as quais não garante a segurança.  Este é um assunto relativamente novo e com o avanço da tecnologia é muito preocupante em meu ponto de vista.

José Carmo – Fale um pouco sobre Engenharia Social………

Cléber Rodrigues –   É um termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão. Muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações, que afetam diretamente a privacidade de seus dados pessoais e empresariais. O elemento mais vulnerável de qualquer sistema de segurança da informação é o ser humano, o qual possui traços comportamentais e psicológicos que o torna suscetível a ataques de engenharia social.

José Carmo – A computação nas nuvens é uma realidade hoje, quais suas expectativas para os próximos cinco anos?

Cléber Rodrigues – Cloud Computer sim é uma realidade hoje e sem volta. Mas ainda cara para muitos. É difícil falar de projeções para os próximos cinco anos, quando se trata de tecnologia. Hoje Cloud é a evolução e um atrativo alto para muitos, mas acredito que vem algo mais poderoso nos próximos cinco anos, talvez um componente de armazenamento e processamento o qual compacte ‘N’ bilhões/trilhões de informações e caiba na palma de sua mão. O futuro nos responderá. Cloud é uma realidade e faz parte do nosso dia a dia.

José Carmo – O que é a Internet das Coisas? E quais os impactos desta tecnologia na vida das pessoas?

Cléber Rodrigues –  IOT (Internet of Things) mostra que a tecnologia entrou na vida das pessoas rapidamente, há 10 anos atrás ter um computador em casa a estatística mostrava que a cada 10 famílias 3 tinham, e hoje casa pessoa tem no mínimo um dispositivo interligado na Internet . Isso foi marcado como “a primeira grande evolução da internet”, que conecta o mundo físico à rede. É basicamente a conectividade e a comunicação a distância de tudo que conhecemos – pessoas, processos – dados e etc. Os impactos a vida das pessoas tem lado positivo e negativo, o positivo todos podem “viajar” pesquisar comparar etc, mas também pode sofrer com problemas psicológicos , depressão etc.

José Carmo é economista e editor deste site

Cléber Rodrigues é gerente de TI da Nakata Automotiva

Videos Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário