JPE | Josepauloecon: E agora Vladimir Putin? Por José Carmo

4/07/2017

Textual description of firstImageUrl

E agora Vladimir Putin? Por José Carmo




Acabei de ouvir o discurso do presidente americano Donald Trump na CNN, no qual ele justifica que as ações na Síria foram uma resposta ao ataque químico contra civis. Ele não deixa claro se esta foi uma operação de advertência contra o regime de Bashar al-Assad.

No xadrez geopolítico ele fez uma jogada inesperada, deixando analistas internacionais, a mídia e diversos chefes de Estado surpresos. Já que Trump sinalizava que seu governo diminuiria as intervenções ao redor do mundo e concentraria esforços em solucionar os problemas domésticos.
A expectativa agora é sobre o comportamento da próxima peça do tabuleiro: a Rússia, que possui laços históricos com a Síria, O presidente russo Vladimir Putin deverá se pronunciar sobre o ataque americano. O tom e as palavras que serão utilizadas vão delimitar até que ponto ele apoia Trump e os riscos de novas crises naquela região.
Uma pergunta se faz necessária. Será que a mudança no comportamento do líder americano se deve a uma justificada indignação com os ataques?
Ou ele está procurando um inimigo fora do seu território, para diminuir a pressão da cobrança interna no país?

Leitura recomendada:

10 perguntas para entender o ataque químico 

EUA lançam misseis contra a Síria 


Assista 
Live Now: President Donald Trump Orders Military Strikes in Syria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre esta postagem? - What´s your opinion about this post?