Um bate papo sobre saúde, dietas e exercícios com Edno Costa

Um bate papo sobre saúde, dietas e exercícios com Edno Costa

 

José Carmo – De acordo com a OMS (Organização
Mundial da Saúde) a obesidade tornou-se uma doença epidêmica. Cite as
principais razões para esta evolução.
Edno Costa –  Uma das principais consequências da obesidade é o surgimento de doenças como Hipertensão, Diabetes, Doenças cardiovasculares, etc. Portanto, se o número de pessoas obesas aumenta, consequentemente, o número de pessoas portadoras das doenças citadas também aumenta, obrigando assim o paciente a se submeter a uma mudança drástica de comportamento.
José Carmo – É possível traçar uma relação direta entre o avanço da tecnologia e a elevação dos níveis de obesidade?
Edno Costa –  Com certeza! Essa relação é totalmente direta. Cada dia que passa o ser humano desenvolve e adquire recursos para tornar a vida mais prática e confortável, infelizmente, estes recursos fazem com que o homem se movimente cada vez menos, tornando-o sedentário e facilitando assim o acúmulo de peso, podendo chegar a obesidade.
José Carmo – Quais as dicas para que uma pessoa transforme sua alimentação hipercalórica numa refeição saudável, sem recorrer a ideias mirabolantes?
Edno Costa –  1º Qualidade ao invés de Quantidade;
2º Aumento no número de porções diárias e redução na quantidade de cada uma;
3º Procure um nutricionista para ajustar as características alimentares acima, de
acordo com o seu estilo de vida e comportamento.
José Carmo – Alguns estudos indicam que o fator psicológico influencia na quantidade de calorias que ingerimos. Os termos “cabeça de gordo” e “cabeça de magro” existem. Ou isto é um mito?
Edno Costa –  O fator psicológico atua na maneira como a pessoa se relaciona com a comida. Aqueles que têm a comida como fonte necessária vital de energia e para o funcionamento do corpo, “cabeça de magro”, são, provavelmente, capazes de ingerir alimentos de baixa caloria e alto índice nutricional. Já as pessoas que veem a comida como recompensa, fonte de prazer ou remédio para a ansiedade,” cabeça de gordo”, não comem apenas quando necessário, e buscam alimentos gordurosos e calóricos de rápida absorção, satisfação imediata e poucos nutrientes. Apresentam dificuldades de entrar em uma dieta, pois não conseguem desvencilhar da emoção.
José Carmo – Algumas pessoas quando decidem adotar uma vida saudável, demonstram uma empolgação inicial. Entretanto, com o passar dos dias começam a adotar novamente os antigos hábitos. Quais as principais razões deste “desanimo”?
Edno Costa –  Dependendo do estilo de vida e o tempo que esta pessoa vem adotando certo tipo de comportamento, fica cada vez mais difícil manter um estilo de vida saudável. Como dica, acredito que a pessoa deva procurar alimentos e atividades físicas que goste para que estas mudanças sejam possíveis e agradáveis. Além disso, pesquisas mostram que alterações na rotina que durem mais de 21 dias, tornam-se permanentes. Uma dica importante para que uma mudança de comportamento seja bem sucedida, é que esta deva ser de forma gradativa. Outro fator importante para a desistência ou desanimo, é colocar objetivos muito rigorosos como meta fácil, como por exemplo emagrecer 10 quilos em um mês e etc.
José Carmo – Força de vontade basta?  Se não, quando uma pessoa deve procurar um ajuda de um especialista?
Edno Costa –  Acredito que a pessoa possa e deva tentar, de maneira autônoma, buscar informações que direcionem uma mudança em seu estilo de vida, porém dependendo das condições de saúde da mesma, uma orientação profissional é importante para evitar possíveis doenças ou complicações.
José Carmo – Focando na sua área de atuação ginástica laboral, cite a importância dela para o bem estar do ambiente empresarial. 
Edno Costa –  A ginastica laboral possui diversos objetivos e direcionamentos, como prevenção das doenças ocupacionais, relaxamento das tensões consequentes da rotina de trabalho, integração e comunicação entre os funcionários e principalmente a pratica de exercícios físicos leves auxiliando na pratica dos 30 minutos de atividade física diários, determinado para OMS como mínimo para ser considerado uma pessoa ativa. Estas
características, bem aplicadas e com objetivos, pode e deve influenciar de forma positiva no ambiente de trabalho.

 

1 Comment

  1. Ananda Bassanezi

    boa, sempre procastinamos, já é final de Fevereiro/19 e até agora não cumpri meus objeitos. Vocês me ajudaram a perceber que não temos que perder tempo, é reagir e tentar e seguir.
    valeu

Deixe um comentário