Infestação por carrapatos: Um risco à vida dos cães – Por Vilma Costa

Infestação por carrapatos: Um risco à vida dos cães – Por Vilma Costa
É importante tratar o ambiente para evitar novas infestações por carrapatos, já que parte do ciclo de vida desses parasitas ocorre no ambiente.
Nos últimos meses tenho atendido vários cães com os mesmos sintomas: apatia, falta de apetite, manchas vermelhas pelo corpo, edema de membros, presença de sangue na urina, vômito. A maioria não apresenta todos os sintomas, mas todos tem algo em comum: estão ou já estiveram infestados por carrapatos. Os carrapatos podem transmitir erliquiose, babesiose e hepatozoonose. Popularmente são chamadas de doença do carrapato. Se não tratadas, podem causar a morte do animal.
A transmissão ocorre através da saliva do carrapato, enquanto o parasita se alimenta do sangue dos cães. O hemoparasita transmitido pelo carrapato causa ruptura das hemácias, causando anemia, que é responsável pelos sintomas, assim como por níveis extremamente baixos de plaquetas. Nem sempre o hemoparasita é identificado através do exame de sangue, pois pode não estar naquela amostra o que não prova que ele não esteja presente nas hemácias do animal.
Em geral, o tratamento é baseado no histórico do animal e nos sintomas. Em muitos casos é necessário realizar transfusão sanguínea. A doença tem  início silencioso, por isso o proprietário demora a perceber que o animal está doente e quando chega ao consultório, o quadro é grave. A doença tem cura, mas a prevenção ainda é o melhor remédio. Não deixe de utilizar antiparasitários nos cães. Ao perceber infestação por carrapatos, leve-o ao
veterinário para que seja realizado exame físico e clinico. Quanto antes for
feito o diagnóstico maiores são as chances de cura e menor o sofrimento do
animal e de toda família.
Fique atento o ano todo, não se trata de uma doença de verão. Embora sua ocorrência seja mais expressiva nesta estação, pode ocorrer o ano todo.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário