Conheçam a Vilma Costa a mais nova colaboradora do blog JPE

Conheçam a Vilma Costa a mais nova colaboradora do blog JPE
A Origem por Vilma Costa
Pensei como deveria ser minha primeira publicação no blog e então decidi começar pelo início. Sou bióloga e médica veterinária, às vezes as pessoas que me conhecem pensam que trabalhar com animais é um negócio, comércio, mas na verdade, não é isso.Nasci e fui criada junto à natureza, aprendi desde criança a respeitar os animais e toda forma de vida. Ao invés de brinquedos e brincadeiras convencionais, passei a infância cuidando, alimentando animais selvagens que se perdiam dos pais ou que caiam dos ninhos durante as chuvas fortes. Lembro de levar pra cama, filhotes de gambá para aquecê-los , de alimentá-los com mamadeira. Lembro também do quanto minha mãe se preocupava, mas meu pai sempre incentivou.
Quando tinha 12 anos de idade, a área que hoje é conhecida como Parque dos Príncipes, na época, o quintal da minha casa, foi cercado e incendiado. Me lembro dos insetos, borboletas, passarinhos, todos tentando fugir por cima do muro, lembro e me emociono até hoje, dos gritos de socorro em vão, dos animais que não podiam voar e morreram em chamas. Naquele dia, agradeci à Deus por ter levado meu pai um ano antes, pois ele não aguentaria, ouvir aqueles pedidos de socorro. Hoje, neste lugar há várias mansões e condomínios, algumas árvores, nada se assemelha com o que era, na minha infância.
Quando me formei no colégio, decidi estudar biologia, mas ainda não era suficiente, fui à Pernambuco estudar acidentes com tubarões e quando retornei, decidi cursar medicina veterinária.
Me formei e tenho certeza de que, onde quer que meu pai esteja ele está orgulhoso de mim. Minha principal missão hoje, é transmitir os valores que aprendi com meu pai: animal não pode ser entregue como um presente à alguém, é preciso ter respeito e conhecimento sobre os animais domésticos, exóticos e silvestres antes de adquirí-los .
Tenho certeza que ter um animal de estimação é de extrema importância para a formação do ser humano, mas jamais, pode ser um brinquedo nas mãos de uma criança, ou mal tratado, abandonado em um quintal. Pretendo utilizar este canal de comunicação para orientar as pessoas que possuem ou que pretendem adquirir um animal de estimação, esclarecendo dúvidas, compartilhando informações sobre saúde e bem estar animal, abordando prevenção à zoonozes, sempre priorizando a relação entre seres humanos e animais.
E para os amantes do aquarismo, hobistas ou profissionais, vou trazer informações e dicas para manutenção da saúde e da harmonia no aquário.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário