Se eleita Dilma terá uma árdua tarefa no seu próximo governo. Ela enfrentará em minha opinião três grupos com interesses distintos em seu governo. Eles foram até agora silenciados pela força politica de Lula e pelos resultados positivos de governo. Que com seu controle manteve o PT unido em nome da candidatura de Dilma, obrigando o até aceitar aliança no Maranhão, onde os petistas e a o clã da família Sarney eram rivais históricos.
Sem Lula como expoente do partido, Dilma deverá impor as rédeas ao PT. As recentes declarações de Dirceu (link) mostra que o mesmo não deixará de dar palpites no governo. Não vou ser leviano a ponto de julgar a participação dele no escândalo do mensalão. Devemos deixar isto para a justiça. Mas não consigo acreditar que ele ficará sentado em sua casa num eventual governo Dilma. Não irá ter nenhum cargo executivo, mas poderá participar das alianças politicas.
Outro ponto é a ala moderada do PT, cujo expoente é Antônio Palocci, este possui um excelente relacionamento com o empresariado e não é adepto as interferências da ala de Dirceu. Acredito que Dilma pode até tentar conciliar as alas do PT ou então no limite decidir por alguma e deixar a outra para alianças de conveniências.
Agora, o maior o problema que Dilma enfrentará se chama PMDB. Interessante que ela não está entrando neste tema nos debates. E confesso que devemos ficar atentos ao que eles irão fazer para conseguir cargos, irão pressionar o governo de todas as formas.É de conhecimento público a disposição do pemedebistas em receber cargos e ministérios.
Como Dilma irá enfrentar este embate?
Um PT fortalecido sem figura de seu líder maior e um PMDB que fez concessões para viabilizar as candidaturas petistas. Um eventual governo Dilma deverá ficar marcado mais pelo fogo amigo, do que pelo trabalho da oposição que se confirmada às tendências das pesquisas poderá sair deste pleito em outubro muito menor do que entrou.
PS: A diferença da candidata nas pesquisas está deixando o QG Tucano em pânico, mas este é um assunto para outro post.

Boa Leitura

José Carmo é estudante de economia e responsável pelo Blog do Zé

One thought on “Dirceu, Palocci e o PMDB – Se eleita o que Dilma fará com eles? – Por José Carmo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *